Cursos Extracurriculares

Estimular a diversidade de atividades. Desenvolver habilidades para a arte e para o esporte. Orientar para a organização dos estudos. Essa é a tríade de objetivos dos cursos esportivos e artísticos ministrados em horário suplementar. A equipe do Via Sapiens, que trabalha nesse segmento, está cada vez mais atenta às demandas e às inovações, pois acredita no desenvolvimento do aluno como um ser total.

Tais cursos extracurriculares proporcionam momentos de experimentos que oportunizam a vivência coletiva, o respeito às regras e, ainda, têm como foco fortalecer os talentos revelados pelas competências observadas. As inscrições estão abertas durante o ano inteiro aos alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio. As aulas acontecem no período da tarde, e as turmas são divididas por faixa etária. O encerramento anual de cada curso conta com festivais comemorativos e entrega de certificado de conclusão aos participantes.

Confira as modalidades disponíveis:

HOCKEY IN-LINE

Praticada desde 1995 no Colégio Via Sapiens, a modalidade é comandada pelo professor Fábio Bossi, ex-atleta profissional e atual treinador da Seleção Brasileira feminina. Divididos nas categorias Sub-10, 12 e 14, os atletas mirins demonstram muita dedicação e disciplina nos treinamentos e competições ao longo do ano. Esse esporte é jogado em quadra com patins de rodinhas, por isso é chamado in-line, além de bola, taco e alguns equipamentos de segurança. Cada time possui quatro jogadores na linha e um no gol.

NATAÇÃO

A modalidade é bastante indicada para as crianças não só por uma questão de aprendizado e sobrevivência na água, como também para o desenvolvimento da coordenação motora e do sistema respiratório, sem contar o estímulo à concentração e à disciplina. As aulas acontecem na piscina aquecida e coberta da escola, mesclando atividades recreativas com diferentes tipos de nado.


PATINAÇÃO ARTÍSTICA

Nessa modalidade olímpica, marcada por muita beleza e plasticidade, os alunos trabalham seu equilíbrio, ritmo e movimentos imaginários com muita alegria e criatividade. Os deslocamentos ágeis favorecem o desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio rápido. Treinamentos para competições, apresentações individuais e ensaios para o tradicional show temático de fim de ano pautam os trabalhos da patinação artística no Via Sapiens.


JUDÔ

Além de ser uma atividade esportiva, a tradicional luta marcial ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Possui também aspectos específicos que são muito interessantes para crianças e adolescentes, como aprendizagem de quedas para prevenir acidentes, controle da agressividade e disciplina. Ao final de cada ano, há uma cerimônia de troca de faixas.


TÊNIS PLAY AND STAY

Essa é uma modalidade diferente do tênis convencional. Ela foi implantada pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) para justamente popularizar a prática desse esporte em muitos países entre crianças de 5 e 10 anos. É praticada em quadra reduzida, com uma rede e raquetes de tamanho menor, além de bolas mais murchas que não pulam muito e facilitam o aprendizado.



ESGRIMA

Outra modalidade olímpica presente no Via Sapiens, a esgrima esportiva utiliza armas brancas (espada, florete e sabre) para ataque e defesa. Cada armamento possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque. A pista de esgrima possui 14m de comprimento e 2m de largura. Os pontos são indicados por duas lâmpadas que existem no aparelho marcador de toques.


VIOLÃO

Você sabia, que ao dedilhar em um violão você acaba por trabalhar a sua coordenação motora primária? E não para por aí, tocar violão estimula e aperfeiçoa a habilidade de um indivíduo guardar memórias e de se manter concentrado em uma atividade por um período maior de tempo.


PIANO

Os benefícios para crianças que fazem aulas de piano são inúmeros. Acima de tudo, aulas de piano ajudam a preservar o processo natural de aprendizagem e a capacidade criativa das crianças desde sua idade mais jovem.


BALÉ CLASSICO

Além de apresentar técnicas de movimentos, a dança de origem francesa agrega expressões linguísticas que enriquecem o vocabulário das alunas. Com disciplina, suavidade e respeito às regras, a modalidade dá resistência muscular e promove a compreensão do corpo, sua dimensão e seus limites. Ao final de cada temporada, as jovens bailarinas enfrentam o desafio de um grande palco, numa apresentação que envolve cenários, fantasias, músicas e plateia.


JAZZ

Além de apresentar técnicas de movimentos, a dança de origem francesa agrega expressões linguísticas que enriquecem o vocabulário das alunas. Com disciplina, suavidade e respeito às regras, a modalidade dá resistência muscular e promove a compreensão do corpo, sua dimensão e seus limites. Ao final de cada temporada, as jovens bailarinas enfrentam o desafio de um grande palco, numa apresentação que envolve cenários, fantasias, músicas e plateia.


GINÁSTICA ARTÍSTICA

A Ginástica Artística é uma modalidade caracterizada por movimentos de força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, coordenação, leveza e precisão sempre regados de muito beleza.


ROBÓTICA

A Robótica educacional visa preparar jovens para montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de “kits de montagem”, fornecendo assim noções de robótica e a inclusão digital, possibilitando ainda o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs.

Conheça também as atividades do Período Integral do Via


  © 2017 Todos os direitos reservados ao COLÉGIO VIA SAPIENS