Ensino Fundamental ganha projeto de leitura inovador

Neste ano, os alunos do Ensino Fundamental, da 1ª à 9ª série, vão vivenciar uma nova experiência literária. Eles participarão do projeto “Leitura e Companhia”, criado pela Editora Pearson em parceria com a Cia. das Letras, e agora adotado pelo Colégio Via Sapiens.

A iniciativa visa estimular a leitura de livros paradidáticos (literários) com apoio de recursos digitais, promovendo a formação de leitores competentes. Além de despertar o prazer da leitura, os alunos serão avaliados no desenvolvimento das nove habilidades leitoras da matriz de referência do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).
Pelo projeto, o processo de leitura flui mais dinâmico e interativo, já que os livros estão divididos com ícones de atividades on-line, elaboradas especialmente para medir as competências e habilidades leitoras. Durante a leitura, nos pontos indicados nas obras, os alunos vão acessar o portal do projeto para responder aos itens de avaliação – uma espécie de quiz com perguntas e respostas de múltipla escolha – dentro do prazo estipulado pelo professor.

O acesso ao portal poderá ser feito diretamente através de login no site do Via Sapiens. Os livros do projeto, selecionados de acordo com a faixa etária, já vêm com a senha individual do aluno. Suas respostas aos testes são recebidas on-line e repassadas aos professores com especificações de datas e horários.
Com essas informações, é possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos nas nove habilidades de leitura, comparando-o com os resultados dos outros alunos do Colégio e também com as médias de todos os participantes do programa. Os alunos não recebem devolutivas sobre erros e acertos de cada item de avaliação. Somente após o envio da última resposta, o sistema gera relatórios, apresentando o desempenho geral na avaliação e também por grupo de habilidades.

Cada uma das séries do Fundamental vai ler em média um livro por trimestre. Antes de iniciar a leitura, os alunos aprenderão sobre os autores da obra e também com educadores convidados através de vídeos publicados no portal do projeto. Lá, inclusive, há fóruns de discussão para cada livro, onde os alunos colaboram com seus posicionamentos sobre os assuntos relacionados.

“O projeto inova não só pela formação de um leitor diferenciado, mas também ao gerar responsabilidade, prazo e autonomia para o aluno desempenhar a tarefa”, afirma Mariza Cavinato, diretora do Via. “A leitura agregada aos recursos digitais prepara ainda para a tendência dos cursos a distância”, acrescenta.

 

 

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