Aldeia Toca da Raposa

No último dia 16 de maio, os alunos do Grupo 4 A e B, Grupo 5 e 1º Ano do Fundamental, visitaram a ALDEIA TOCA DA RAPOSA localizada em Juquitiba/SP.

A TOCA DA RAPOSA realiza ha 14 anos este projeto visando o intercâmbio cultural entre nossa sociedade e os povos indígenas, em especial, os do alto Xingu; mantém uma estrutura para acolhê-los por determinados períodos, promovendo o intercâmbio através de visitas monitoradas e aulas didáticas com os grupos visitantes.

De abril a meados de maio, são recebidos 50 índios, entre crianças, jovens e adultos, realizando trocas de extrema importância para reforçar o valor da cultura indígena, tanto para os índios quanto para os homens da cidade.

Nossos alunos foram recebidos pelos monitores da Aldeia, iniciando a visita com um delicioso café da manhã e em seguida começaram a explorar os espaços da Aldeia e conhecer um pouco mais sobre cada atividade indígena.

Os indígenas são da tribo Kuikuro, e mostraram para os alunos seu mundo mítico e mágico, traduzido em danças, cantos, pintura corporal, adornos de penas de aves, máscaras, luta, demonstração de arco e flecha, brinquedos e brincadeiras indígenas.

Foi um momento único e muito rico que proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de contato com elementos diversos da cultura indígena, estimulando a percepção e reconhecimento dessa importante matriz da cultura brasileira.

Confira as fotos do dia.











 















 






 

















 




















 

 






















 

  © 2019 Todos os direitos reservados ao COLÉGIO VIA SAPIENS